Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Além disso, os Sistemas de Informação podem também ajudar os gerentes e usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas.
Os Sistemas de Informação são difundidos por todas as funções organizacionais. Eles são usados pela Contabilidade, Finanças, Vendas, Produção e assim por diante. Esse uso generalizado aumenta a necessidade de profissionais de Sistemas de Informação (SI) com conhecimento do desenvolvimento e gerenciamento de sistemas.
Profissionais com esses conhecimentos apoiam a inovação, o planejamento e o gerenciamento da infraestrutura de informação e a coordenação dos recursos de informação. O desenvolvimento de Sistemas de Informação por membros da equipe de SI envolve não apenas sistemas integrados, abrangendo toda a organização, mas também apoio para o desenvolvimento de aplicações departamentais e individuais.
Assim, os Sistemas de Informação são mais conhecidos pelos benefícios que trazem para a gestão dos negócios em que se tenta eliminar os desperdícios, as tarefas demasiadamente repetitivas, com ou sem o uso de papel, de maneira a melhorar o controle dos custos, a qualidade do produto ou serviço, maximizando os benefícios alcançados com a utilização de tecnologia da informação.
Mercado de Trabalho
O profissional da área é capaz de:
Ato de criação: Resolução CONSUPE 001.19.00 de 22/01/2019
Prof. Marla Miranda Loiola Dore Carvalho
E-mail: [email protected]